sexta-feira, 13 de abril de 2012

Óleos Essênciais para os cabelos

Óleos essênciais - para Umectação Capilar


Diferentes de essências que tem grande quantidade de compostos sintéticos, entre eles óleos minerais, que a pele e o cabelo não absorvem, formando somente pelicula superficial. Os óleos essenciais são substâncias voláteis, produtos de extração de uma espécie vegetal aromática (flores,folhas, frutos, cascas e sementes) e portanto concentrados, apresentando toxicidade mais elevada que a da planta de origem. Encontrados em várias plantas aromáticas, possuem como características básicas o cheiro e o sabor. São insolúveis em água, mas solúveis em solventes orgânicos.Todas as plantas são tóxicas, o que as diferencia é o grau de toxicidade. Plantas consideradas medicinais também são tóxicas, pois se ingeridas em excesso, sob a forma de chás, principalmente, num período breve ou longo (intoxicação crônica) poderão acarretar sintomas de intoxicação, irredutivelmente !
Tomando as devidas precauções contra os excessos, quando utiliza-se dos óleos essenciais, beneficia-se de todas as propriedades que este possui.


 Óleos carreadores:
São obtidos por prensagem a frio de sementes e castanhas,diferenciam-se dos óleos essenciais por não serem voláteis e possuírem alto teor de ácidos graxos em sua constituição. São óleos  carreadores para massagens,pois são empregados como veículos de óleos essenciais ou extratos de plantas medicinais diversas, e são deslizantes para as mãos na massagem.A área que aplica os óleos essenciais como medicação é a Aromaterapia, o seu uso é sempre em pequenas quantidades, e é preciso sempre saber como e quanto usar porque podem trazer problemas de saúde devido à sua toxicidade. Nunca utilize um óleo essencial sempre o acompanhamento de um profissional habilitado. Seja responsável e consciente no seu consumo.

Óleos essenciais para os cabelos:
Cabelos secos: cedro e sálvia esclaréia; Cabelos oleosos: bergamota, cedro, cipreste, junípero e limão; Cabelos com caspas: alecrim e tea tree (melaleuca); Cabelos fracos (quedas): alecrim, cedro, tangerina, tomilho e ylang ylang

Modo de usar:
1) colocar o xampu ou o óleo vegetal ( com óleo é umectação capilar) em uma bacia de cerâmica e acrescentar os óleos essenciais;
2) passar a mistura no couro cabeludo, massageando-o;

3) a seguir, aplicar no restante do cabelo, do couro até as pontas;
4 ) envolver os cabelos num filme osmótico (aquele plástico-filme de cozinha) e fazer uma touca com papel alumínio;
5) deixar agir por 10 a 20 minutos;
6) enxaguar.
Obs: ao optar pelo óleo vegetal, fazer uma higienização prévia do couro cabeludo e dos cabelos com xampu neutro ( atenção aos surfactantes).

Nenhum comentário:

Postar um comentário